Seguidores

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Meu Plantio Direto na Palha - A Palha Como Patrimônio


“2015--É muito importante quando a gente entende o que é um sistema: Do chão para cima e do chão para baixo. Eu me tornei um apaixonado pelo plantio direto e a cada dia quero avançar e produzir mais palha”. Percebo que as vantagens e os benefícios que vem do uso do plantio direto na soja, é algo que a tempo já foi comprovado. Ocorre que o sistema de plantio direto veio pra ficar. Com ele torna-se possivel fazer a semeadura sem o revolvimento ou preparo do solo com utilização de máquinas pesadas.
No plantio direto é efetuada a rotação de culturas, mantendo cobertura morta ou a palhada da cultura anterior.  O uso de tratores e outros implementos agrícolas ocorre somente no momento do plantio, onde são abertos sulcos para o depósito das sementes, que podem ou não, serem combinadas com fertilizantes.


A técnica de plantio direto, por representar uma substancial redução de custos e por ser uma alternativa para a preservação e recuperação de solos, vem sendo muito utilizada na agricultura ao longo dos últimos 30 anos. 

Ai está o meu trator e a minha plantadeira MASSEI-FERGUSON  plantio direto, 7 linhas que foi adquirida pela família Pimenta dos Reis no ano 2015.



Um comentário:

  1. MIGUEL disse:

    Então pode-se concluir que devemos aumentar o volume de palhada nas nossas áreas com PD, seja dos resíduos que ficam após a colheita (milho, sorgo, trigo, aveia, cevada etc.) ou que são produzidos com essa finalidade (milheto, braquiárias, crotalárias, nabo forrageiro, azevem etc.

    ResponderExcluir