Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

No Passo a Passo da Minha Colheita de Milho


"É como dizia o cabloco nordestino: já fui caba-maxo na quebra de milho".
 Perdi as contas das vezes em que quebrei e ajuntei um carro de milho por dia.  (40 balaios de milho).
Quase todos os anos eu (sozinho) quebrava e ajuntava no balaio e depois trilhava, em torno de 500 sacas de milho todo ano.

Eu levantava cedo passava  a mão no balaio, moringa d'água na mão e partia rumo ao roçado. 

A esposa se encarregava de levar o almoço e café da tarde; na roça, e somente a tardinha é que a gente retornava para casa. 

O batente começava no mês maio e ia até setembro, esse milho em palha, era ajuntado espiga por espiga, era baldeado no ombro através do balaio e era guardado em ranchos onde era empaiolado, e aí o milho ficava até o final do ano e, quando o preço melhorava, então, ele era debulhado e comercializado.

A palha era armazenada nos próprios ranchos de onde o milho fora sacado, ela servia para alimentar aos animais no período do inverno e, esporadicamente era usada na feitura de petecas populares para as crianças brincar, ou até mesmo para encher o colchão da cama que a gente dormia. Lembro.

Lembrando que o milho é um produto de suma importância tanto na alimentação animal como na alimentação humana. Com ele se faz: o cuscuz, o fubá, de quem é feito a polenta e bolos, a canjica e a Maisena. 
Lembro-me das inúmeras vezes em que vi minha esposa ralando o milho verde num ralo que eu mesmo fiz; o qual era feito com flandres de metal maleável e perfurado com pregos.  Hoje, este tipo de ralo já se tornou objeto de decoração. 
Com o milho verde, ela fazia broas, conservas, a pamonha recheada com queijo, o milho verde refogado, o bolo, o cural e o milho verde assado na brasa.
Do milho também é extraído o óleo vegetal e o bio-diesel, O milho e mundialmente recomendado na alimentação animal e humana. Aliás, sua utilização é tão verídica, que dispensa este comentário.


PROPRIEDADES CURATIVAS
Seu cabelo purifica o sangue; combate infecções nos rins e na bexiga, elimina o ácido úrico e dissolve areias e cálculos renais em pouco tempo. E poderoso diurético e baixa a pressão.



2 comentários:

  1. A colheita do milho safrinha bate recorde no Paraná
    O volume da safra que começou a ser colhida deve ser o maior desde quando começou a se fazer a segunda safra, no início dos anos 70
    Mesmo com a ocorrência de frio, e o excesso de chuvas em algumas regiões, a produção dos mais de dois milhões de hectares plantados com o milho está garantida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que os preços do milho estão deprimidos. No Paraná por exemplo, está sendo cotada a R$ 15.00. a saca. Valor este que não cobre o custo de produção.
      Imagina-se, que daqui pra frente o agricultor terá que pagar para produzir alimentos.

      Excluir