Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Saudade da Minha Cama de Colchão de Palha



Enternece-me lembrar de um fato. Quando era menino havia camas fixas em todos os quartos de solteiro e de casal. A gente dormia nessas camas, onde os colchões quase sempre eram feitos de palha de arroz, senão de milho (ver imagem). 
Dormia-se  confortavelmente bem. Ninguém se queixava de dores na coluna.
Lembro-me. Todo santo dia ao arrumar a cama minha esposa tinha que sacudir o pó da palha e afofar o colchão e deixá-lo pronto para o próxima pernoite.
A evolução trouxe a inovação e com ela surgiram os colchões diferentes, de mola, de espuma, entre outros.  Com toda essa tecnologia empregada no fabrico de colchões, hoje, é uma raridade você encontrar uma pessoa que não sofra com dores nas articulações da coluna. Vá entender à "Evolução"!
Hó quanta saudade de minha cama e do colchão de palha!!! Aliás, eu sou do tempo em que as famílias que moravam na a roça, guardavam o dinheiro dentro do colchão de palha. Vi mamãe fazer isto muitas vezes. Esse foi o tipo de cama que adotei em minha juventude. Foram 20 anos de bom relacionamento com esse objeto de boa qualidade, Esta pintura de colchão deixou comigo uma impressão que nem mesmo o tempo é capaz de apagar.


NA CONTRA MÃO DE MINHA HISTÓRIA
Acidentes não tem hora para acontecer. Geralmente a hora escolhida é quando você menos espera. Cada dia em que acordamos para um dia de trabalho o cuidado, a nossa atenção devem nos acompanhar em cada momento.  
Lembro-me, aos oito anos de casado; eu e minha esposa passamos um susto muito grande, com nossos dois primeiros filhos pequenos,  eu estava na roça, e a minha esposa tinha ido tratar os porcos; os dois pequenos pegaram uma caixa de fosforo e uma lamparina e foram brincar de acender a lamparina em cima da nossa na cama; onde o colchão que era de palha, de  repente, ele pegou fogo mas, por sorte, minha esposa chegava e conseguiu debelar as chamas. Graças a Deus que nada aconteceu. Mas foi um susto enorme senão um aprendizado. 

REVENDO UMA HISTÓRIA
A primeira cama patente e que marcou épocas, foi fabricada em Araraquara e destinava-se a substituir, numa clínica médica. Produzida a partir de 1919, a cama patente acabou por se constituir num item básico do mobiliário brasileiro. Este modelo da cama que entrou em quase todas as casas do mundo, "porém, elas desapareceram


Um comentário:

  1. SAUDADES QUE O TEMPO NÃO APAGA

    Quero dizer que também vivi esta história , mas até hoje sinto saudade das noites bem dormidas e que eu não conhecia a tão triste insônia de agora.
    Ves ou outra, alguma coisa incomodava, eram os nós de palha que passavam despercebidos na seleção das mesmas quando o colchão era montado. (Autor Desconhecido).

    ResponderExcluir