Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Saudade do Meu Forno de Barro



Por mais de 6 décadas, em que estou no meio-rural, este foi o meu tipo de forno preferido (ver imagem), naquele tempo, a manutenção do forno era feita sempre que necessária, passava-se terra com água, tipo uma lama, o barro tinha que ser de qualidade. A lenha tinha que ser especial, para aquecer o forno, para o assamento dos alimentos. Eu sempre aproveita o sábado, que era um dia preguiçoso para tirar lenha para a semana  
Veja bem, tão logo que o fogo consumia a lenha,  tirava-se aqueles restos com enxada, então  o forno era varrido com vassoura de guachumba molhada, para não  queimar a vassoura.
Colocava-se o braço dentro, do forno e assim dava para saber se a temperatura era ideal ou não.
O forno tinha que ficar bem limpinho.
Os pães eram colocados para assar, em  cima de folhas de bananeira, já o frango em assadeira comum
Lembro-me; tão logo a fornada de pão era assada, minha esposa deitava no interior ainda quente do forno, bolacha, ou biscoito, era também de praxe, colocar no forno em desaquecimento, um bandeja contendo amendoim, batata doce etc.Tudo colhido aqui mesmo no meu sitio. Tudo uma delicia. 
Uma coisa que para mim tornou-se inesquecível era quando minha esposa fazia pão, da mesma massa, ela fazia três pães em miniatura para os nossos três filhos pequenos e, com isto, ante a feitura deste gesto bondoso da mãe, eles deliravam. Hoje, ao lembrar desse gesto materno, da me impressão de que a gente era feliz e não sabia.
Hoje, completamente esquecido no meio-rural, o forno a lenha caipira, está desaparecendo do mapa. "E a saudade me diz: AGUENTA CORAÇÃO"!

Agora a moda passa pelo forno micro-ondas; que é mais versátil serve como decoração do ambiente e oferece maior praticidade no manuseio.
É um produto prático e apropriado para a vida corrida dos habitantes das grandes cidades; ele é muito mais rápido para esquentar comida ou assar carne, pois, não necessita de pré-aquecimento; não suja o ambiente e é mais fácil de limpar; usa menos louça, pois o mesmo recipiente utilizado para cozinhar pode ser levado à mesa; ocupando menos espaço na cozinha.
O forno de micro-ondas é considerado como uma importante conquista para o lar; apresentando certas vantagens sobre o forno convencional: elétrico ou a gás ou a lenha.



Um comentário:

  1. Ainda hoje me lembro do cheiro e do sabor desse pão assado nesse forno de barro, e tem uma coisa que jamais esqueço: todas as vezes que a mãe fazia a fornada de pão, ela também fazia três paozinhos, ou três passarinhos com a mesma massa do pão, só para alegrar os filhos e isso pra mim tem cheiro de infância.

    ResponderExcluir