Seguidores

sábado, 17 de junho de 2017

Valorizando Minhas Raízes - Lembrando a Cidade de Paraíso do Norte (PR)




A pequena mas, simpática cidade de Paraíso do Norte, tem tudo a ver com minha história.
Ainda no berço deixei Adamantina (SP) a minha terra natal.
Em busca de melhores condições de vida financeiras, foi que Papai escolheu para morar o Estado do Paraná.  O dia 16 de abril do ano de 1950 denunciava a chegada de meus pais (de mala e cuia) ao pequeno Município de Paraíso do Norte no norte novo do Estado paranaense   Foi ali que pela primeira vez papai trabalhou como colono em uma fazenda por três anos e meio, o que lhe rendeu como experiência o cultivo da cafeicultura de subsistência.   O município de PARAÍSO DO NORTE, foi onde vivi minha infância com papai mamãe e os irmãos quando eu tinha 10 anos de idade.   Daí, em 1958, meus pais deixaram Paraíso do Norte e foram morar em Ivaté que na época era Distrito do Município de Umuarama no Noroeste do Estado.  Eu sempre amei e nunca vou esquecer Paraíso do Norte.

Importa-me em dizer, que Paraíso do Norte. é a terra natal do Padre Reginaldo Manzotti do qual sou hoje, um franco admirador. Do tempo espaço, aprendi desde menino a colher palavras. A nossa casa vazia de móveis, era habitada por palavras. Mamãe narrava, papai argumentava; vovô historiava; Eu, menino repetia, inventava.  Cresci possuído pela oralidade, pela palavra. Onde em casa, tudo era narrado, tudo era motivo de prosa e poesia.  Obcecado pelo intuito de escrever  minha própria história eu cresci "carne e unha" com ela a ponto de hoje ter consciência de que venci o então mundo das ideias.       


Um comentário:

  1. A PRIMEIRA RAIZ É A DA SUPERAÇÃO.

    Antes de querer salvar o mundo, devemos salvar a nós mesmos. Tentarmos ser mais fortes, mais resistentes diante das dificuldades da vida.

    A SEGUNDA RAIZ, É A DA NOSSA CULTURA.

    O que deixaremos para as próximas gerações, se não as boas praticas, boas tradições de nossa família, nossos pais, nossa região, nosso país, nossa cultura? Ocorre que Se não tivermos a consciência de nossa Raiz, iremos perdê-la.
    Vamos preservar nossas boas tradições como o respeito aos pais, o pensamento mais coletivo e menos individualista, as tradições como Festa Junina, a maneira de viver, comer, vestir, de se relacionar.

    A TERCEIRA RAIZ É A DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.

    Não só preservamos a nós mesmo, nossa cultura, mas também o meio ambiente pela maneira que consumimos. Vamos praticar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar nossos bens materiais.

    ResponderExcluir