Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Meu Desmatamento Ordenado


Era meado do mês de julho do ano de 1972.
Lembro-me, que o desmatamento de minha área foi feito em etapas; onde a foice e o machado foram os principais aliados deste confronto com a natureza.
Enfrentava a foice e o machado de cabo a rabo; e sem desacorçoar, Aliás, havia deixado tudo por um sonho, e tinha que realizá-lo. Eu tinha por referência a fertilidade do solo, onde se plantando tudo dava.  Durante o período da derrubada da mata, passei por muitos perigos, mas Deus me guardou.
 Lembro-me de uma vez que parei para tomar água e me assentei exatamente em cima do ninho de uma cobra. Do que eu me lembro, ainda não tinha levado um susto como este. 
Já vi em derrubada de mato, acidentes com com colegas que saíram do mato todo arrebentado senão mortos debaixo de um tronco. Apesar da derrubada da mata ser um tanto perigosa eu adorava ver o gemido de uma árvore frondosa ao cair no chão. O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudicam a sustentabilidade ambiental do planeta. Seus impactos podem causar sérios danos ao clima, à biodiversidade e às pessoas. Pode-se dizer que o desmatamento nas florestas brasileiras começou com a chegada dos portugueses ao nosso país.


Um dos primeiros atos dos portugueses, ao chegarem ao Brasil, em 1.500, foi derrubar uma árvore para fazer a cruz da primeira missa que foi celebrada no Brasil.

Não devemos destruir o meio ambiente. 
Queimadas, desmatamentos desordenados podem trazer as cobras para o seu pomar, o jardim, o celeiro e até mesmo para dentro de sua casa.



2 comentários:

  1. REPLANTAR O BRASIL

    "Acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia é para ontem, não daqui a 30 anos, não faria o menor sentido".
    O futuro já chegou. Em 2004, só na Amazônia, o Brasil perdeu 27.772 km2 de floresta. Em 2012, 4.571 km2, mas este é um efeito ilusionista.
    "Segundo os executivos do IBAMA, "zerar o desmatamento e replantar o Brasil é preciso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi nesta derrubada de mato, que os meus cachorros deram com uma anta que frequentava um barreiro beira-rio.
      Era portanto, o dia do caçador! Acuada, pelos cachorros a anta não teve como fujir; e, com uma espingarda cartucheira Cbc 36, dei dois tiros na cabeça dela, e tirei o animal de circulaçao.
      .
      MORAL DA CAÇADA:
      Arrumei carne extra para comer, durante muito tempo

      Excluir