Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Meu Pé de Jaca




Esta é a minha jaqueira que por tempo esperei ela produzir. Ela sempre produz jacas todos os anos e,  são muitas e deliciosas.
Aproveito para presentear amigos que gostam da fruta, com um exemplar fruto da jaqueira; e  o excedente fica por conta dos pássaros que deitam e rolam saboreando o doce enjoativo do petisco.
Para os que não sabem o que é uma jaca, deixo uma explicação.
A jaca é uma fruta, bem grande, quase do tamanho de uma melancia e, de cheiro bem forte. A superfície é toda rugosa e dentro ela lembra uma pinha, porque tem muito caroço.  Por aqui a gente pode comer a jaca mole ou dura, dependendo da consistência dos bagues. Dá para fazer doces também. Não é uma fruta unanimidade, há os que gostam e há os que odeiam. 
Eu tô no time que gosta de jaca e de jaca dura, porque dá para comer ela sem se lambuzar. É muito saborosa.


PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA JACA.
Rica em fibras, que são boas para pessoas com problemas intestinais.
Possui grande quantidade de cálcio, essencial para os dentes e ossos – por isso é recomendado que crianças consumam a jaca, já que estão em processo de formação.
É rica em carboidratos e minerais como fósforo, iodo, cobre, potássio, sódio e ferro.
Possui boa quantidade das vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6 e C.
É rica em fito nutrientes, ajudando a combater o câncer e a degeneração célula.

Um comentário:

  1. VARA; A CARICIA ESSENCIAL (Pv-13, 24)

    As palavras, vara ou castigo, são carregadas de lembranças ruins, principalmente por pessoas nascidas em décadas passadas, pois a criação tendia ser muito mais rígida.
    Segundo contavam meus pais, tenho hoje, uma confissão a fazer: fui um menino de um gênio difícil.
    No meu tempo de infância, o castigo da criança era aplicado à base de surras de chinelos, cintas, beliscões, palmadas, cocorotes, varas, panos, etc. Lembro-me, todas as vezes que mamãe me botava de castigo, eu corria para uma jaqueira que tínhamos no pomar, e ali abraçado junto ao tronco, a gente passava horas resmungando, falando com a bondosa árvore e me queixando da sorte.
    Hoje entendo que deixar uma criança de castigo, é uma Educação saudável.

    ResponderExcluir