Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Saudade da Minha Horta Doméstica



Minha horta foi feita de tela de arame cuja cerca é fixada em bambu, e sempre que necessário faço a manutenção para que ela continue existindo.
Cerco a horta para evitar que galinhas danifique a plantação de verduras, e para que animais não contamine a terra e as plantas.  Antes a irrigação era tudo manual, feito com regador. Hoje, o sistema de irrigação de minha horta ocorre com desnível do terreno onde a água vem encanada e com irrigador caseiro. Tudo de graça.

Ainda agora cuido desse trabalho com muito carinho. Planto, replanto, rego, carpino, enfim, Tenho verduras o ano todo e posso me orgulhar por isso, e tudo Orgânico.
Não produzimos verduras e hortaliças para terceiros, senão para o consumo próprio de minha família.
Uma boa horta doméstica, é o que nunca faltou em minha propriedade. Não é de admirar que tudo custe dinheiro; não é verdade?  Até mesmo um macinho de folhas de cebolinha de cheiro, o consumidor tem que pagar por ele. 
A horta doméstica objetiva também aumentar a renda da família ou, ainda, reduzir custos com sua alimentação, pois tudo que é produzido não se compra, evitando-se a sangria no bolso.
Na escola, além da importância educacional, a horta visa também melhorar a qualidade da merenda, acrescentando mais vitaminas e sais minerais, além de reduzir a despesa com a compra de alimentos. 
O aspecto econômico mais importante da horta, que não é contabilizado, mas deve ser levado em conta, é a saúde. 
Vejam bem, as vitaminas, os sais minerais e as fibras, presentes em quantidades suficientes nas hortaliças, previnem as doenças e, com isso economiza-se com médicos e medicamento.
Cultivar uma horta no quintal da casa é sinônimo de saúde. Afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. 
Na minha horta era é cultivado: alface, couve, repolho, almeirão, pepino, jiló, rabanete, sarça, berinjela, batata-doce, pimentão, tomate, brócolis, urucum, cebolinha de cheiro, abobrinha de árvore, entre outros.    A horta em casa é sinônimo de alimentação saudável.



2 comentários:

  1. A FASE DO SONHO

    Amigo leitor (a). Deixe a sementinha da vontade de ter uma horta caseira criar raízes dentro de você. E tenha no trabalho, da horta à mesa tudo plantado por você, a mais bela distração.

    ResponderExcluir
  2. Tenho minha horta, e cuido dela todos os dias.

    ResponderExcluir