Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Saudade do Meu Torrador de café



Torrar café é um trabalho árduo. Ajudei minha esposa fazer isto varias vezes.
Ainda hoje existem pessoas que cultivam essa tradição. Compram o café despolpado, e o torram em casa, dizem que tem mais sabor. Eu acredito nisso.
Tenho saudade daqule cheiro gostoso do café no momento em que ele estava sendo torrando 
Para torrar uma torrada de café gasta-se mais ou menos uma hora de fogo no fogão a lenha, mexendo o torrador sem parar um instante sequer, a quentura é muito grande na pessoa que esta fazendo esse trabalho, por isso a cultura que a pessoa envolvida neste processo não pode se molhar em seguida.

ENTRETENIMENTO É CULTURA
A cultura do entretenimento, está presente em quase todos os lugares; o que não poderia ser diferente com a minha história também. As estórias contadas pelos nossos familiares um pouco mais vividos sempre chamam a atenção, principalmente aquelas que envolvem algum tema que, querendo ou não, pode comprometer nossa saúde.
A maioria dessas estórias é contada ainda na infância ou na adolescência e acabam passando de geração em geração. Uma das mais famosas é aquela que conta da discussão de um casal, algo que ficou na história a qual vale a pena ser contada.  Senão vejamos:

TORRANDO CAFÉ
Era uma bela noite de Luar onde num recanto feliz se via no terreiro de uma humilde casa uma mulher torrando café no torrador de bola acoplado à fornalha.
De repente, chegava ali o maridão, só para aborrecer a vida dela. Foi quando ela passou da conta e disse ao falastrão:
- Já que você não para com esse blá-blá-blá, sabe duma? Vou-me a pinchar no rio e morrer agorinha mesmo. E saiu correndo em direção ao rio onde havia uma ponte.
Ela foi até a metade do rio e ali ficou olhando pela luz do luar as águas do rio que iam embora.
O marido foi atrás para ver o que poderia ter acontecido. La estava ela toda avexada. Foi quando ele gritou: e dai fulana, você ainda não se jogou no rio como acabaste de dizer? Ela retrucou:
-Seu cara de pau!, Você ainda não se deu conta de que agorinha mesmo eu estava torrando café e sentada à beira de uma fornalha com uma temperatura de 80 graus centígrados? kkkkkkkk.
E aquilo que aparentemente parecia uma tragédia, terminava em pizza.

Um comentário:

  1. O CHEIRO DO CAFÉ TORRADO

    Estudos sobre o café torrado: convencional ou eletronicamente dão conta que o café tem mais de 800 aromas.
    O café é um dos alimentos mais ricos em aroma que existe.
    Ele apresenta cerca de 250 moléculas voláteis diferentes.
    Isso explica por que ninguém resiste ao perfume que toma a casa por completo quando se está torrando o café, ou passando um cafezinho.

    ResponderExcluir