Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Minha Pequaria de Leite; Saudade do Potreiro da Fazenda Onde Morei


"OUVINDO A VACA
No ramo da pecuária leiteira, hoje existe dois tipos de pecuaristas a saber: um é “o produtor de leite, e o outro é o pecuarista tachado pela pecuária leiteira moderna, como "tirador de leite". o qual é aqui abordado pelo texto separadamente.
Trocando em miúdos, o tirador de leite, é um cidadão comum que, exerce a sua atividade leiteira, pensando apenas no leite da vaca, sem contudo alimentá-la com nutrição animal e tratos de boa qualidade.
Hoje, o pequeno pecuarista de leite que adotar em sua propriedade, essa prática antiga e secundaria, ele não irá muito longe no ramo. Pode escrever!
Amigo consorte, você que é pequeno produtor de leite, comigo, eu recomendo; não se exaspere com o conteúdo do texto; saiba, portanto que, “ouvir a vaca é preciso”. A vaca está berrando e é por comida, ela jamais vai enter a tua linguagem; quem tem que entender a linguagem dela é você. Faça com a vaca, uma barganha : “toma la e de cá; fazer isto gera lucratividade ao pequeno pecuarista de leite e, obviamente garante à sua fixação no campo.
Os produtores de leite que sempre optaram por ouvir a vaca, enquanto ela come a ração no coxo, eles sabem que o resultado aparece na hora da ordenha e, além do mais, eles veem a produção aumentar dia a dia. Disto nós somos testemunhas.
“Ouvir a vaca é tão simples como saber que 2+2 = vão dar 4; São detalhes que podem ser classificados como algo revolucionário na pequena propriedade.
Lembrando que, no meu caso, pra quem antes era um tirador de leite, houve uma evolução; pois, acabei por me render a teoria e a prática convincente de o: PRODUTOR DE LEITE.
Lembre-se: o “ouvir a vaca”, é estar de olho no pasto e no trato animal. É isto quem faz a vaca render.

TOMANDO PORRE
Aqui em casa era sssim. Minha esposa éra quem mais tratava das vacas em lactação; fornecendo a estes animais, nutrimentos e ração de boa qualidade, e às vezes ela era quem efetua o trabalho manual de ordenha das vacas, onde o trabalho era feito com dedicação e sobeja higienização.
Lembro-me. Minha esposa aproveitava o leite e fazia queijos, requeijão, manteiga, vitaminas, quaiada, e uma variedade de doces caseiros.
Certo dia, ao chegar da estrebaria, ela acabou esquecendo o balde de leite no pizo da cozinha e foi até a sala abrir a janela; e ao voltar para a cozinha, veja só o que aconteceu: os gatinhos estavam debruçados sobre do balde de leite tomando aquele porre; Foi quando indignada, minha esposa passou a mão no chinelo e expressou: Vocês me pagam seus bichos safados; merecem uns petelécos! Mas, tudo acabou em pitsa.
Lembrando que, era desta forma que garantíamos o leitinho das crianças, e dos gatinhos.





SAUDADE DO POTREIRO DA FAZENDA
POTREIRO O QUE?
Nome masculino
1.Negociante de potros ou de gado cavalar
2.Terreno cercado para recolher gado cavalar e muar.

SACÍ-PEREÊ
Normalmente, ao entardecer lá na fazenda onde papai morava as pessoas ficavam a observar os animais voltando do pasto.
Chamava à atenção a calda de alguns deles era traçada com muita perfeição e sem nenhuma possibilidade de ser desfeita. Essa engenhosidade era “arte” do Sací-Pererê.
Cabra safado; merecia uns petelécos! Nunca vou me esquecer. Eu era possuido por um medo maiúsculo de o Sací-Pererê.  Lembrando que o Saci-Pererê é uma celebridade mitológica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário