
Já fui cabra macho no cabo da enxada disto, posso me gabar! Lembro-me. Desde pequeno fui ensinado a ter um bom relacionamento com essa criatura metálica e, por pouco não me tornei "Doutor" no cabo do guatambu kkkkkkk.
Encabar enxada era comigo, eu deixava ela do jeitinho que o camarada
quisesse; extremamente inclinada e amolada; cortando igual navalha. Até hoje ainda trago na palma das mãos os sinais dos calos resultantes do cabo da enxada duas caras.
Lembrando também, que essa moringa dagua (ver imagem) me acompanhava par e passo. E alí, ela era considerada a geladeira da roça.
TRABALHO; A MAIS BELA DISTRAÇÃO
Durante os 50 anos de trabalho árduo na roça, minha caneta foi o cabo da enxada, e o caderno, a superfície do solo. Nós criamos nossos três filhos no cabo da enxada. E hoje são pessoas responsáveis e que sabem o querem.
Então, acho que trabalho não faz mal a ninguém. Aliás, ele engrandece e
dignifica as pessoas. Só quem puxou um cabo de enxada dia após dia, Sol
após Sol, sabe o que é ter uma consciência alta e limpa.
VÍDEO: A ENXADA E A CANETA


A GLÓRIA DA DA ENXADA
ResponderExcluirA enxada que desistir da glória do trabalho de lavrar a terra, estará comprometida a encarar a tragédia de uma ferrugem corrosiva.
O mesmo pode acontecer com a pessoa que não busca a glória que vem do trabalho o qual é a mais bela distração
Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado.
ExcluirTenho a minha enxada preferida, de estimação.
ResponderExcluirEla é bem velhinha, pequena, leve e delicada, resultado de seu trabalho árduo a ela confiado durante uma vida toda.
Até hoje o trabalho do horti frutis aqui no sitio é ela quem faz.
O bercinho para eu colocar as sementes ou mudas, a carpinagem da horta, ou o trabalho no quintal e no jardim, é só dela.
Sem ela, eu não poderia desenvolver meu trabalho.
Para mim, é mais que uma ferramenta.
Obrigada querida enxadinha!